20/10/2011

Cátia e o seu Globo, o passatempo preferido da Casa dos Segredos

De óculos na ponta do nariz e unha em riste, Cátia analisa cuidadosamente o Globo que a Voz lhe ofereceu. Anda à procura do Dubai mas, por mais que rode e rode a esfera, nada de o encontrar. Ajudava um pouco se soubesse «mais ou menos» para que lado procurar...!

Subitamente, descobre "uma parte grande branca", no topo. Ao seu lado, Pedro, explica que se trata do Pólo Norte. A algarvia não reage e ele dá uma ajuda: "a parte grande e branca"... "é a neve". Como a rapariga continua com a mesma expressão ('em branco'!...), Pedro resolve acrescentar mais uma achega: a "terra dos esquimós", "como os beijinhos, sabes?! Aqueles que se dão com as pestanas, parece!". Cátia rejeita a explicação - "Não é, não! Esses é com o nariz!" - e confessa-se ainda mais confusa: estão todos a querer "baralhá-la".

Desapontada, Cátia larga o Globo e vai ter com Marco, que exercita os músculos do outro lado do relvado.
"Opá!!... Aqui não consta Dubai!!", queixa-se ao pasteleiro. Ele ironiza: "Se calhar está escondido!...". Ela mostra-se ofendida e replica pensativa que talvez o caso se dê porque no Globo só "aparecerem as capitais". Se calhar o Dubai está lá dentro!... Da capital, entenda-se, cogita em parceria com o pasteleiro.

Entretanto, Ricardo ocupou o seu lugar. Com o Globo entre os dedos, também ele se esforça por encontrar o Dubai. Pedro anima-se com a chegada do segundo pasteleiro da Casa e vai dissertando sobre outros "destinos de sonho" de que tem "ouvido falar", ainda que - tal como Cátia e Ricardo - continue sem sonhar "onde raio fica, afinal, o Dubai"!

O Globo é redondo e não foge. Enquanto estiver dentro da Casa dos Segredos têm muito tempo para o explorar e, a avaliar pelo que temos testemunhado, mais ainda para aprender.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...